Apoios a eficiência energética em edifícios de serviços ou comércio

As candidaturas ao apoio à renovação e aumento do desempenho energético de edifícios de serviços ou comércio estão abertas até dia 31 deste mês, numa dotação total de 20 milhões de euros, no âmbito do Fundo Ambiental, através do PRR.

Estas candidaturas destinam-se “a pessoas coletivas ou singulares que exerçam a sua atividade em edifícios de comércio ou serviços, do setor privado e da economia social, e área de turismo, pelo que os edifícios devem estar enquadrados na área da certificação energética”, revela o diretor técnico da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejo e Tejo, AreanaTejo, Diamantino Conceição.

Diamantino Conceição adianta quais as tipologias de intervenção que são contempladas, para este apoio, nomeadamente, “ao nível da envolvente opaca e envidraçada; intervenção em sistemas técnicos; produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo; e eficiência hídrica”.

Também são elegíveis, a financiamento, para a candidatura, o valor das “auditorias e emissão do certificado e consultoria necessária para a submissão da candidatura, uma vez que é obrigatório elaborar um certificado energético, porque é isso que vai dar suporte às medidas que vão ser intervencionadas”.

Diamantino Conceição explica ainda que dos 20 milhões de euros, a subvenção máxima, por beneficiário, é de 200 mil euros com uma taxa de cofinanciamento máximo de 70 %, relativamente às questões dos projetos, auditorias e emissão do certificado ficam limitadas a 10% do investimento total, elegível, da candidatura”.

Estas candidaturas assumem-se como “uma oportunidade de conseguir melhorar os edifícios, através de equipamentos mais eficientes ou pela energia por autoconsumo, e que permite reduzir os consumos e custos de instalação, sendo uma ótima oportunidade para caminharmos no sentido da descarbonização”, revela ainda o diretor técnico da AreanaTejo.

As candidaturas ao apoio à renovação e aumento do desempenho energético de edifícios de serviços ou comércio estão abertas até dia 31 deste mês e podem ser feitas através do site do Fundo Ambiental, aqui.