Câmara de Alandroal entrega árvores do programa Além Risco

O Município de Alandroal procedeu à entrega de plantas no âmbito do projeto “Além Risco”. Foram entregues aproximadamente 400 árvores, das mais de 1000 que estão disponíveis para oferta à população.

Mariana Ramalho, arquiteta paisagística na câmara de Alandroal, explica que “este projeto prevê a plantação de cinco mil árvores no concelho, com o objetivo de criar zonas de sombra e mitigar os efeitos negativos das ondas de calor”. Além da entrega à população, o município dispõe de cerca de quatro mil plantas para reflorestar as zonas comuns do concelho.

Mariana Ramalho adianta que “a população tem estado a aderir muito bem a esta iniciativa”. No entanto, a arquiteta paisagística refere que “há ainda muito a fazer quanto a estas questões ambientais porque as pessoas não se podem lembrar das árvores apenas quando está calor e querem uma sombra”.

O projeto Além Risco visa reforçar a capacidade de adaptação das populações locais do Alentejo Central ao efeito das ondas de calor na saúde pública. O projeto pretende envolver os cidadãos na plantação de 50.000 árvores nos aglomerados urbanos do Alentejo Central – reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criados.