Confirmado: Grupo União Sport desce aos distritais!

Este domingo, 1 de maio, na penúltima jornada, o Grupo União Sport (GUS) recebeu no 1.º de Maio o Serpa, perdendo por 1-5, numa partida onde a arbitragem manchou o desafio, prejudicando a equipa da casa.
O Serpa entrou melhor e forte no jogo e, até aos 8 minutos, esteve mais perto da área unionista, beneficiando nos primeiros minutos de 5 pontapés de canto. Porém, aos 9 minutos, em jogada de contra-ataque, e contra a corrente do jogo, Luís Madeira recupera a bola e serve Capela que, a uns bons 25 minutos da baliza, dispara um autêntico missil, inaugurando o marcador, com um excelente golo, na primeira chance que a equipa da casa dispôs. Com o golo, o União galvanizou-se e esteve perto de aumentar a vantagem, com o Serpa a sentir muito o golo sofrido, a ficar nervoso, e a eclipsar-se da partida. Tal como o União marcou contra a corrente do jogo, o Serpa iria também empatar de igual forma, através de um livre lateral, com Jorge Raposo a pentear a bola de cabeça para o fundo das redes à guarda de Nuno Brás. Dar nota que, e os adeptos do GUS foram audíveis na Bancada do 1.º de Maio, para o critério pouco uniforme em benefício da equipa forasteira, nomeadamente, em termos disciplinares. Ao intervalo, registava-se um empate a 1 bola, resultado que se aceitava.
A 2.ª parte iniciou com duas alterações no Serpa, com Tounkara e Iaquinta a entrarem para os lugares de Edu Vieira e Luís Henrique. Por parte do União não houve alterações. Logo no 1.º minuto dos segundos 45 minutos, o Serpa tem uma grande oportunidade, com Jorge Raposo a rematar para a defesa de Nuno Brás, que teve uma grande intervenção. Aos 55 minutos, a arbitragem fica manchada, pois fez vista grossa a uma falta clara sobre Nuno Brás, marcando logo de seguida uma grande penalidade por mão de Josemar, expulsando o jogador do União. Sobre a grande penalidade não nos conseguimos pronuncionar, o que é certo é que antes houve falta indiscutível sobre o guarda-redes do União. O espetáculo estava estragado. Pouco depois, João Guerra efetua a primeira substituição, com Luís Madeira a ser rendido por Edi Castro. O xeque-mate a favor do Serpa aconteceu aos 69 minutos, com Marquinhos a marcar o terceiro para a equipa do baixo alentejo. Aos 70 minutos, o Serpa faz entrar Pedro Floriano para o lugar de Rui Martins. Aos 75 minutos, Iaquinta fez estragos, com Jorge Raposo a bisar na partida, com o Serpa a fazer o 1-4. Na dança das substituições, no GUS ainda entraram Tomás Silva e Igor Lucas, para as saídas de Diogo Sandes e William Gomes, enquanto que no Serpa entrou Luís Canina para a saída de Jorge Raposo. Aos 80 minutos, na formação da casa, Capela é rendido por Denilson Silva. Luís Canina ao cair do pano ainda marcou o 5.º da tarde, fechando o marcador desta partida.
No último jogo no 1.º de Maio na época 2021/2022, a arbitragem inclinou o jogo e prejudicou claramente a formação do Grupo União Sport, que tentou tudo, fazendo um bom jogo, mas a descida aos distritais estava consumada.

Na outra partida o Barreirense venceu o Juventude por 1-0, ficando adiada para a última jornada, a decisão de quem acompanha o Juventude na manutenção nos nacionais de futebol.