Primeira edição da Festa da Esteva acontece em Santiago do Escoural

A primeira edição da Festa da Esteva inicia hoje e decorre até domingo, na freguesia de Santiago do Escoural, uma iniciativa que conta com três dias de programação musical, atividades desportivas e comércio.

O presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, revela que para a primeira edição foi pensado “fazer algo de diferente, fomos à procura de uma planta que fosse predominante, na nossa região”, sendo esta a inspiração e mascote das celebrações. Esta primeira edição serve de experiência, no entanto, o presidente espera que “daqui por dois ou três anos, esta seja uma referência na região”, acredita.

A Festa da Esteva começa hoje com uma noite de fados, às 22 horas “e aproveitando um espaço que temos aqui, que não está a ser utilizado, mas que é muito bonito, dentro da Praça da República, o Mercado”, num espetáculo mais intimista.

Para Sábado está marcado um Torneio da Malha, às 15 horas, uma iniciativa que está “muito esquecida e achámos que seria uma boa ideia a trazer as pessoas, os mais velhos e os mais novos”, adianta José Geraldo. Ainda durante a tarde, a partir das 17 horas, “integrado dentro da programação do Ciclo da Primavera, promovido pela Câmara Municipal de Montemor, vamos ter um pequeno espaço de circo”, que vai promover uma atuação espontânea pelas ruas da vila.

As últimas atividades previstas decorrem no Futuro Pavilhão Multiusos, a partir das 22 horas com a animação musical de Tiago Miguel e mais tarde, a partir da meia-noite, com o DJ Luís Brito.

No domingo, para além de estar preparada uma surpresa, uma atuação surpresa, durante a manhã, haverá Mercado Biológico, com produtos locais, uma iniciativa que José Geraldo considera importante “para voltar a centralizar dentro da Praça da República as pessoas, para devolver-lhes o Mercado”, adianta.

O presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural deixa ainda o convite a todos para visitar estas festas e também “conhecer a nossa população e os nossos encantos”.

A Festa da Esteva realiza-se pela primeira vez este ano na freguesia de Santiago do Escoural. A festa é gratuita e decorre ao longo de todo o fim-de-semana.