25 de Abril de 1974 na Assembleia Municipal de Montemor

Realizou-se ainda a Sessão Solene da comemoração dos 48 anos de 25 de abril onde todos os partidos com voz na Assembleia Municipal estiveram presentes.

Para a presidente desta assembleia, Cármen Carvalheira, realça que “acima de tudo marcamos a diferença de ser uma sessão, como eu disse, onde se viveu a essência da democracia”, onde todos tiveram a possibilidade de falar. Esta é uma celebração importante para a presidente porque enquanto mulher sente “uma grande honra de que nos últimos anos deram-se passos de gigante e todas as listas têm de ser paritárias”, adianta.

Conhecer a política e a história do 25 de abril, dos vários pontos de vista, é importante para Joel Pedreirinho, sendo “de louvar esta iniciativa, perante os 48 anos do 25 de abril, saudar esta iniciativa”, mostrando-se satisfeito por todos os partidos representados na Assembleia Municipal puderem ter uma palavra a dar neste dia.

A falar em representação do CDS esteve António Pinto Xavier salienta a importância da iniciativa “porque permitiu que todos os partidos discursassem”, sendo esta a primeira vez que o vereador teve essa oportunidade. De realçar ainda pelo representante do CDS que “a valorização da liberdade e a luta para que consigamos continuar a tê-la”, afirmando ainda que “a liberdade para nós e poder ver livres os outros”, reforçando que “a liberdade não tem cor”.

Para Pedro Bento, representante do PS, “é sempre importante comemorar abril, porque abril trouxe a liberdade”, tendo este sido um impulsionador “ao acesso à educação, à saúde, ao emprego e também à justiça”.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo mostra-se feliz “por ter sido um dos que originou esta sessão solene”, tendo todos os partidos tido a oportunidade de “dizer e expressar os seus pensamentos”, remata.

António Danado representante da CDU na Assembleia Municipal realça o facto de “manter a chama acesa do 25 de abril”, sendo esta uma data que se deve comemorar “todos os dias, na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores”.

O dia termina no Curvo Semedo com um concerto de Dino d’Santiago, às 21:30 horas.