48 anos do 25 de Abril em Montemor com muitas atividades

Hoje é dia 25 de abril e assinalam-se os 48 anos da Revolução dos Cravos, em 1974. Esta data assinala, em Portugal, o dia em que as forças militares derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada, também por militares, em 1926.

Em Montemor-o-Novo, as celebrações iniciaram ontem, dia 24 de abril, com o concerto de Daniel Pereira Cristo, Banda da Carlista e a partir da meia noite houve fogo de artifício.

As celebrações continuam hoje e, segundo Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “este ano, temos umas grandes comemorações do 25 de abril de 1974, que acreditamos serem mais democráticas e com mais liberdade do que nos anos anteriores”, acrescentando que o dia começa “às 9 horas, o hastear das bandeiras, no Largo dos Paços do Concelho”, seguindo-se às 9.30 horas, “haverá o “Brincar na Rua” e pintura de t-shirts do 25 de abril, na Oficina da Criança”, atividade que se realiza no Parque Urbano. Ainda durante a manhã, realiza-se a “tradicional “Estafeta da Liberdade”, com chegado ao Parque Urbano às 11 horas”, informa o presidente da câmara.

O programa continua durante a tarde, a partir das 17 horas, com uma “Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria”. Olímpio Galvão relembra que “esta Sessão Solene não era hábito acontecer”, sendo que “apenas há oito anos, aquando das comemorações dos 40 anos do 25 de abril”, começou a realizar-se esta celebração. Estarão presentes “todos os partidos com representação na Assembleia Municipal”, que terão “voz e poderão expressar as suas ideias, relativamente ao momento político, relativamente ao que entenderem, será um momento de liberdade”, revela Olímpio Galvão.

O presidente da Câmara informa ainda que “às 21.30 horas, iremos ter um grande concerto com o Dino d’Santiago, que decorrerá na Rua de Olivença, junto ao Jardim Público da Cidade. Para além destas comemorações, “estará patente, até dia 29 de abril, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, o “Documento de Abril”, uma exposição organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo”.

O autarca deixa ainda um agradecimento “à Cercimor e à ARPI de Montemor-o-Novo pelo contributo dado, na elaboração das flores decorativas de papel”.

As atividades que decorrem ao longo do dia são abertas ao público e totalmente gratuitas. Devido à previsão de chuva e mau tempo para os dias das comemorações, as atividades que se realizam ao ar livre podem ser sujeitas a alteração, passando a decorrer no Cineteatro Curvo Semedo.