InnovPlantProtect de Elvas divulga investigação nos biopesticidas na Ovibeja

A 38ª edição da Ovibeja decorre desde quinta-feira, dia 21 de abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, até amanhã, feriado nacional de 25 de Abril.

No pavilhão institucional do evento, encontra-se, entre muitos outros, o laboratório colaborativo do InnovPlantProtect de Elvas, que, através do seu stand, explica Cristina Azevedo, em representação do departamento de novos biopesticidas, procura dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver, sobretudo, ao nível da proteção de plantas. “Temos aqui alguns exemplos do trabalho que estamos a desenvolver na área dos biopesticidas, temos bactérias que inibem fungos patogénicos de plantas, nomeadamente doenças do arroz e do tomate”, explica.

Para as crianças, no seu stand, o InnovPlantProtect de Elvas tem disponível um microscópio, para que possam observar fungos. As atividades do laboratório, adianta Cristina Azevedo, passam por “fazer serviços, para agricultores ou empresas que tenham problemas na área da fitossanidade”. “Queremos também, no fundo, darmo-nos a conhecer a esse nível, de fazer serviços de diagnóstico”, acrescenta.

O InnovPlantProtect tem procurado “fugir dos pesticidas de origem química”, tentando, por outro lado, “arranjar alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente”, e é esse trabalho que, em Beja, até segunda-feira, os investigadores e colaboradores do laboratório de Elvas procuram dar a conhecer.