Dadores de sangue em Portugal em queda desde 2012

Os mais recentes dados do Relatório de Atividade Transfusional e do Sistema Português de Hemovigilância indicam que, nos últimos dez anos, se registou de um decréscimo de cerca de 82.500 dadores de sangue, o que corresponde a uma queda de 30 por cento.

O número de dadores, em Portugal, regista uma queda constante desde 2012, o ano em que, no período analisado, mais pessoas doaram sangue – mais de 271 mil. Em 2022, foram pouco mais de 188 mil. Os mais jovens – entre os 25 e os 44 anos – são os menos constantes na dádiva.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes lembra que o simples gesto de dar sangue pode ajudar a salvar vidas, sendo que, em casos específicos, até é saudável para o dador. Qualquer pessoa saudável, diz ainda Pintão Antunes, pode dar sangue, sem qualquer problema.

Para se ser dador de sangue, basta a pessoa sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudáveis, ter, pelo menos, 50 quilos e idade igual ou superior a 18 anos.

Não pode dar sangue, entre outros, quem alguma vez utilizou drogas por via endovenosa; é parceiro sexual de múltiplos parceiros; é seropositivo, portador crónico de hepatite B ou C.