Montemor tem visitas ao antigo Convento de São João de Deus

Montemor-o-Novo está a promover visitas guiadas ao antigo Convento de S. João de Deus, hoje, dia 9 abril, pelas 11 horas, para grupos, acompanhados de uma guia formada e especializada neste tema.

Filomena Caetano, historiadora de arte e guia desta visita explica que a visita consiste em “conhecer a Igreja, da cripta vamos à Sacristia e da Sacristia vamos à enfermaria”, um espaço que esteve fechado, até agora. Para além das salas que se podem visitar, vão ser apresentadas e explicadas peças que, “na sua maioria são peças de arte sacra”, peças cativantes em termos artísticos e religiosos. Esta visitas estão a ser organizadas porque, habitualmente, estes são pontos turísticos que costumam estar fechados.

Esta Cripta, tal como revela Filomena, “foi o local onde nasceu São João de Deus e por isso é um local com muita devoção e tem um pequeno oratório onde, supostamente, era a casa de São João de Deus”, estando neste local uma imagem do Santo Padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo.

As visitas guiadas são gratuitas, no entanto, carecem de marcação antecipada, que deve ser feita ou no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

A próxima visita guiada está agendada para dia 23 de Abril.