Saiba como evitar os sacos de plástico

Todos os anos, são produzidos cerca de 58 milhões de toneladas de plástico na Europa, 40% dos quais para embalar produtos. Em Portugal, quanto à produção de plástico, cada pessoa gera 31 quilos de resíduos de plástico por ano, de acordo com a Comissão Europeia.

Segundo Maria Inês Alvarenga, jurista na Deco Alentejo, caso se esqueça de um saco para transportar as compras, ou queira optar por uma solução mais amiga do ambiente, um possibilidade passa por deixar de pesar frutas e legumes com saco “põe as maçãs na balança e cola, numa delas, a etiqueta com o valor a pagar”. Outra possibilidade é “aproveitar uma caixa vazia por exemplo”, acrescenta Maria Inês Alvarenga, “não só se aproveita uma caixa que já não tinha utilidade e que pode ser aproveitada para fazer trabalhos manuais, com os miúdos lá em casa”.

Maria Inês Alvarenga deixa ainda uma última dica sustentável, “utilizar um saco de plástico dos frescos”, para transportar todas as compras, no entanto tem de ser aproveitado posteriormente.

Pode parecer uma missão impossível mas há pequenos passos que pode dar todos os dias para contribuir para uma redução na quantidade de resíduos gerados.