Ciborro desenvolve projeto de ajuda à população idosa

A Junta de Freguesia de Ciborro, no concelho de Montemor-o-Novo, está a promover um projeto de cariz social, “Ciborro Social”, que pretende chegar à população idosa mais isolada da localidade, com a ajuda de voluntários.

A presidente da junta, Nélia Campino explica que esta é uma iniciativa de voluntariado social que pretende “apoiar mais os nossos idosos, aqueles que estão mais isolados, aqueles que estão mais sozinhos”. Os voluntários que têm interesse em participar vão “a casa destas pessoas, falar, acompanhar, ajudar naquilo que for necessário”, sendo este, tal como revela Nélia Campino, “um acompanhamento para tudo aquilo que eles entenderem, ou que seja necessário”, revela.

A presidente pretende que este projeto é “voluntário, gratuito e é uma iniciativa da Junta de Freguesia e que fazemos também em parceria com o Ativar CLDS, da Associação Sobreiro”.

Apesar deste projeto estar “numa fase ainda muito embrionária”, Nélia Campino adianta que “vamos continuar a chegar às nossas pessoas”, acrescentando que devido à pandemia de Covid-19, muitos idosos, “fecharam-se cada vez mais em si e nas suas casas e também não nos procuram”, reafirmando a importância de existiram projetos como o “Ciborro Social”.

Segundo a autarca, algumas atividades já decorrem “na ARPI, às segundas, de 15 em 15 dias, a ginástica com algumas pessoas que souberam do projeto e aderiram”, explica.

Ciborro Social é um projeto que pretende aproximar a população idosa mais afastada e isolada, com a ajuda de diversos voluntários. Para mais informações pode contactar através do 266 847 153 ou através do email jfciborro@mail.telepac.pt.