Lagarta do Pinheiro pode ser nociva

Entre janeiro a maio, as lagartas abandonam os ninhos em direção ao solo e nesta fase, para se defenderem dos predadores, desenvolvem pêlos urticantes que cobrem a totalidade do corpo. Estes pelos, cujo efeito tóxico produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória, representam um risco para a saúde pública humana e animal.

Durante este tempo, deve impedir-se que as crianças, tenham  contacto com as lagartas. Deve ainda impedir-se o acesso dos animais a pinhais, jardins ou bosques, onde existam pinheiros ou cedros.

Pode proceder à remoção de ninhos, sem descuidar os cuidados básicos e ter sempre presente, em primeiro lugar, a sua saúde e segurança. Para o efeito deve garantir que protege bem o corpo através da utilização de equipamento adequado (fato e luvas) e o rosto, deviamente protegido com óculos e máscara.

Caso encontre ninhos ou uma “procissão de lagartas”, em espaço público, não se aproxime. Informe o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal através do nº 266898100 ou através do email ambiente@cm-montemornovo.pt.