Calendário da Igualdade destaca personalidades do concelho de Viana

O Calendário da Igualdade é uma iniciativa que pretende dar destaque a 12 das pessoas vindas de outros lugares e origens, que se fixaram no concelho de Viana do Alentejo, conferindo-lhe riqueza multicultural.

Luís Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo explica que este calendário pretende “fazer um elogio, ou uma recompensa”, a diversas entidades que promovam o concelho, dando “algum destaque a algumas atividades, que não são muito habituais serem feitas”, explica.

Este ano o município decidiu homenagear “pessoas estrangeiras que se vieram estabelecer no nosso concelho, uns há mais tempo, outros há menos tempo, mas que aqui se estabeleceram e que nos estão a ajudar a desenvolver a nossa economia local”, revela o autarca.

Quanto às áreas profissionais destes 12 elementos, “são áreas diferentes, temos dois senhores que são padres, um senhor que tem uma exploração agroalimentar, produtor de leite, temos uma rapariga que é filha dos donos do Intermarché, um músico”, destacando assim vários setores e países, “desde a Holanda, Angola, Moçambique, China, França”.

O presidente deixa um agradecimento aos elementos que fazem parte do Calendário da Igualdade de 2022, “porque optaram por ficar no nosso concelho”, bem como “um reconhecimento em como nós os aceitamos como munícipes do nosso concelho”, ainda que estas 12 pessoas “não tenham nascido aqui”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.

Esta é uma iniciativa anual que pretende homenagear diversas entidades que têm um papel ativo no desenvolvimento do concelho.