Reguengos recebeu compostores comunitários para reciclar lixo orgânico

A Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e o Município de Reguengos de Monsaraz instalaram dois compostores comunitários na cidade, no âmbito da Missão Cascas Solidárias. Os compostores estão localizados junto à Praça de Toiros José Mestre Batista e no estacionamento em frente ao centro de saúde.

Desta forma pretende-se incentivar a população e as instituições a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem. Nos compostores comunitários poderão ser depositados restos de frutas e vegetais crus, cascas de ovos esmagadas, borras e filtros de café, pedaços e migalhas de pão, cascas de frutos secos não rígidas, saquetas de chás e ervas, flores e folhas frescas ou secas sem sementes.

Este projeto desenvolvido pela Gesamb abrange 12 municípios do distrito de Évora e vai também ajudar quem mais precisa, pois os habitantes destes concelhos vão contribuir para angariar apoios para crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais. Assim, à quantidade de resíduos orgânicos que os cidadãos vão separar e depositar será atribuído um valor que será convertido em apoio monetário para dar a Instituições Particulares de Solidariedade Social com presença local e/ou regional.

A Gesamb já entregou os compostores domésticos e vai efetuar de 5 a 12 de fevereiro uma campanha porta-a-porta para informar os munícipes da zona de influência dos compostores comunitários sobre este projeto e incentivar a separação e a reciclagem dos resíduos orgânicos através da compostagem comunitária. Os munícipes que quiserem aderir ao projeto de compostagem doméstica podem pedir o seu compostor através do e-mail: replanta.info@gmail.