A Universidade de Évora com candidaturas abertas para cargo de reitor

Estão abertas as candidaturas para o próximo cargo de reitor da Universidade de Évora (UÉ), tendo as eleições lugar a 31 de março. As candidaturas estão abertas a todos os professores ou investigadores doutorados, nacionais ou estrangeiros, de qualquer instituição de ensino universitário ou de investigação e que se encontrem em exercício efetivo de funções.

Segundo a Universidade, as candidaturas terminam a 2 de Fevereiro, às 17:30 horas, sendo que, para preencher este cargo, “o Reitor deve ser uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e possuir uma visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objetivos da Universidade, estatutariamente definidos”, segundo fontes da Universidade de Évora.

Até ao momento, dois professores da universidade mostraram interesse concorrer ao cargo, sendo eles, José Bravo Nico, professor do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ e António Candeias, professor do Departamento de Química e Bioquímica da instituição.

O reitor será eleito pelo conselho geral da universidade para um mandato de quatro anos. A tomada de posse do novo reitor está prevista para dia nove de Maio, numa cerimónia.

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora desde maio de 2014, cumpre agora o seu segundo mandato estando impedida de se recandidatar ao cargo, devido à limitação de mandatos.