Ensemble de Montemor-o-Novo com inscrições abertas para aulas de música e dança

Completou 15 anos, a Escola de Música e Dança Ensemble MonteMor, que conta com diversas atividades para crianças e jovens permitindo-lhe completar o seu caminho escolar, a par com as artes.

Manuela Cruz, explica que a escola “foi fundada em 2006, por quatro músicos”, que inicialmente tinha sede “no Convento de São Domingos”, surgindo mais tarde a oportunidade de mudar para “o espaço onde estamos atualmente, na Rua Bento Gonçalves, onde estamos há 14 anos”.

Neste momento, em termos de aulas de música, “as classes que já estão em funcionamento, temos a classe de piano, violino, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta transversal e guitarra”, sendo que, tal como revela Manuela Cruz, há a possibilidade de “abrir novas classes, se tivermos procura”. A Ensemble tem ainda a vertente da dança, “continuamos com as danças urbanas, atualmente, estamos com três turmas já abertas”, sendo estas para crianças, dos 5 aos 6 anos, para jovens, a partir dos 10 anos e outra para adultos que “reabriu novamente”.

O ensino do instrumento musical é ainda acompanhado por aulas teóricas de “expressão, iniciação e formação musical, que é a base da música”, acrescenta a professora de música, havendo ainda a possibilidade participar nas “classes de conjunto, de tradicional e ORF”. Este ano há ainda algumas novidades, estando em vista “duas classes, que vão reabrir, uma de percussão e a outra são sevilhanas e flamenco”, havendo a possibilidade de participar em aulas abertas para experimentar antes de se inscrever.

Durante os confinamentos causados pela pandemia, a situação da escola “foi um bocadinho complicada”, tendo sido inevitável, tal como lamenta Manuela Cruz, “fechar a escola, mas por um lado houve possibilidade de termos as aulas online “, tendo tido uma grande adesão por parte dos alunos. Neste momento as aulas funcionam em regime presencial, contando com “perto de 80 a 90 alunos, entre música e dança”, sendo que alguns alunos que já tinham deixado a escola, acabaram também por voltar, após o fecho temporário da escola.

Quanto aos próximos eventos, Manuela Cruz adianta que no Natal será realizada uma apresentação, com alunos e professores, no entanto, lamenta que não tenha sido possível festejar o aniversário da Escola devido a restrições relacionadas com a Covid-19.

Para entrar em contacto com a escola basta dirigir-se à sede, na Rua Bento Gonçalves, ou pesquisar nas redes sociais da Ensemble MonteMor.