Festival de Caminhadas com percursos em Montemor

No âmbito do Festival de Caminhadas de Portugal “TransAlentejo Walking Festival”, na manhã de 13 de novembro, com ponto de encontro no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, fomos caminhar “Por Olivais e Montados de Montemor-o-Novo – PR4”, numa iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da ERT Alentejo e Ribatejo. Foram cerca de três dezenas os caminheiros que, aproveitando o tempo ameno, aceitaram este convite, vindos de paragens diversas como Sintra, Lisboa, Setúbal, Almada, turistas estrangeiros alojados em unidades hoteleiras da região e, obviamente, alguns montemorenses. Ao longo de 14 quilómetros, temperados por calma e tranquilidade, fruindo das paisagens e do silêncio, mas também de conversas que criam conhecimento e amizade, se fez esta caminhada entre os olivais e montados de Montemor.

Este festival decorre no Alentejo durante todo o mês de Novembro de 2021, numa organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo ERT, com o apoio do Turismo de Portugal IP. Montemor-o-Novo acolheu a iniciativa nos dias 11, 12 e 13 de Novembro.

Esta é a primeira edição do maior Festival de Caminhadas de Portugal, cobrindo o único produto turístico infraestruturado em todo o Alentejo: o Turismo de Passeios Pedestres, conhecido internacionalmente como “Walking”. Tudo isto é possível graças à Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo, que se estende por todo o território do Alentejo.