Celebra-se o Dia Mundial da Bolota

Hoje assinala-se o dia Mundial da Bolota, uma data que “pretende consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal”. Lúcia Pereira bióloga e colaborada da Marca-adl, em Montemor-o-Novo explica que este fruto proveniente do carvalho, assim como do sobreiro e da azinheira, existe em abundância no Alentejo, sendo utilizado para vários propósitos, “especialmente como alimento a animais, nomeadamente o porco preto, além disso, como é um alimento muito completo, permite-nos fazer inúmero receitas a partir da farinha deste fruto, o pão de bolota, compotas, tendo ainda propriedades cosméticas”.

Lúcia Pereira explica que “preserva as bolotas, significa que vamos preservar as árvores, se assim for, elas vão conseguir crescer e ficar árvores adultas e vão poder produzir novamente, que é importantíssimo para os ecossistemas”, realçando que em “Montemor dá-se cada vez mais ênfase à bolota”, devido à sua importância.

No próximo sábado, em Montemor-o-Novo, este produto de excelência estará em destaque, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, onde haverá mostra e venda de produtos de Bolota pela Cooperativa do Freixo do Meio, Moinho de Pisões, Padaria Almodôvar e Irmão, Pastelaria Estudantil, Tia Dulce Doces e Licores Artesanais e Viveiro da MARCA ADL. Há ainda pratos com bolota nos restaurantes do Mercado Municipal e oferta de bolotas assadas.

A iniciativa decorre, no sábado dia 13, das 8h às 13h, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.