Combate à vespa asiática no concelho

A vespa asiática é uma espécie invasora que representa uma ameaça crescente, para as abelhas e biodiversidade, no geral, tendo sido o seu combate, uma aposta do Município de Montemor-o-Novo.

A Câmara Municipal tem vindo a incentivar o combate à vespa asiática, ao longo deste ano, tendo sido adquiridos, equipamentos para eliminação de ninhos , sendo até ao momento, o único município do distrito a possuir este dispositivo.

Quanto à proteção individual, foram adquiridos fatos de proteção, com tecido em dupla camada, complementados com máscaras em grelha plástica, com visão 360º, incluindo luvas e óculos de proteção. Juntamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil e do Serviço de Ambiente, tem sido possível colocar e monitorizar armadilhas, adquirindo equipamento para intervenção em ninhos de vespas desta espécie.

Se detetar um ninho, ou vespa asiática, deve contactar a Câmara Municipal, através do contacto 266 898 100, ou reportar através da plataforma online STOP VESPA, em stopvespa.icnf.pt