Inscrições de Novos Clubes Europeus até amanhã

Estão abertas, até amanhã, dia 31 de outubro, as inscrições para novos Clubes Europeus, nos estabelecimentos ensino, assim como a atualização de dados, dos que já existem.

Os clubes Europeus já existem há vários anos, em Portugal, e são coordenados pela Rede Nacional de Clubes Europeus, através da Direção-Geral da Educação.

Estes clubes servem, sobretudo, e como revela Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, “para promover, dentro das escolas, a participação dos alunos e conhecimento dos seus direitos e deveres, enquanto cidadãos europeus, e podem realizar atividades, como por exemplo, exposições ou concursos e atividades relacionadas com temáticas abordadas a nível europeu, como tolerância, desenvolvimento sustentável, direito do consumidor europeu, entre outros”. Para além destas atividades, podem ser promovidos também “intercâmbios com outros países europeus com iniciativas ou mesmo a participação em iniciativas em Bruxelas ou Estrasburgo, a convite do Parlamento Europeu”.

Ana Pereira explica como pode ser feito o registo destes novos clubes ou atualização de dados dos já existentes. O mesmo pode ser feito “em europedirect.ipportalegre.pt, através de um link que remete para o Portal da Direção-Geral da Educação, onde constam todos os passos parta o registo, sendo que podem ser escolas desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário e profissional”.

O Europe Direct Alto Alentejo, tal como adianta Ana Pereira, demonstra-se disponível para ajudar e colaborar de diversas formas com este clubes, na região, tendo “todo o gosto em apoiar nomeadamente, na realização de eventos, na entrega de publicações para o clube, sobre a União Europeia e também para o próprio registo de novos clubes”.

Ana Pereira revela ainda que “ainda existem poucos, deste género, na região, e gostaríamos de ver crescer este número de Clubes Europeus”.

Novos Clubes Europeus que têm inscrições abertas até amanhã, nos vários estabelecimentos de ensino.