Sessões sobre alimentação saudável são promovidas na EB 2,3 São João de Deus em Montemor-o-Novo

Estão a ser dinamizadas várias sessões sobre alimentação saudável, para os alunos da Escola Básica 2 e 3, S. João de Deus, de Montemor-o-Novo, na Biblioteca Escolar do estabelecimento, uma iniciativa no âmbito do dia Mundial da Alimentação

Carla Aparecido, enfermeira e formadora nesta sessão sobre alimentação saudável explica que esta iniciativa é benéfica para que os alunos se sensibilizem para o tema, “porque todos nós sabemos que uma alimentação saudável é um princípio a seguir”, descobrindo os gostos e hábitos alimentares das crianças. Segundo a enfermeira, os jovens “têm sido também afetados pelos tempos pandémicos, com o facto de ficarem mais em casa, a redução para algumas crianças da alimentação escolar e a falta de atividade física”, sendo este um fator preocupante.

A enfermeira faz um balanço positivo para esta atividade, uma vez que os alunos, na sua maioria, já tinham alguns conhecimentos, “nós viemos desmistificar a roda dos alimentos, dar às crianças sugestões daquilo que podem comer, para promover também a mudança do próximo”.

Quanto à alimentação na escola, Carla Aparecido realça que é necessário fazer algumas mudanças uma vez que, ainda há alguns pormenores a serem melhorados, “ a ementa da cantina adequa-se, no entanto o bar para seguir todas as recomendações terá de ter melhorias”.

A iniciativa faz parte da Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor, em colaboração com a Câmara Municipal e participação da nutricionista, doutora Dina Sardinha da UCC e com a enfermeira e coordenadora Fátima Santos da saúde escolar.