Plantas Silvestres Comestíveis amanhã no Mercado

Está a decorrer a semana da alimentação em Montemor-o-Novo, uma iniciativa promovida pelo Município, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes. Apesar de terem decorrido durante toda a semana várias atividades, é no sábado, dia 16 de Outubro, que se celebra o dia Mundial da Alimentação, no Mercado Municipal.

A Marca – Associação de Desenvolvimento Local realiza, durante a tarde, das 15 horas às 17 horas, no Mercado, um workshop, para toda a população, no âmbito desta iniciativa, tal como explica Lúcia Pereira, colaboradora e formadora da Marca, “vamos divulgar muitas das plantas comestíveis silvestres que nós temos na nossa região do Alentejo, tanto poderão ser plantas, folhas, flores, ou frutos”.

Para além de ser importante saber que partes de cada planta se devem aproveitar, é importante aprender a colher e conservar, de modo a que se possam consumir mais tarde, sem qualquer risco. Lúcia Pereira revela ainda que “vão ser partilhadas algumas receitas, da região alentejana, degustação de produtos locais sazonais, especialmente confecionados para esta ocasião”, acrescentando que ao todo serão abordadas 36 espécies provenientes do viveiro da Marca – adl.

Esta iniciativa pretende promover a alimentação saudável e a compra de produtos locais, sensibilizando, através do Mercado Municipal, o consumo de frutas e legumes da época que sejam produzidos de forma biológica e mais sustentável.

As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas através do email agenda21local@cm-montemornovo.pt, uma vez que esta atividade tem limite máximo de participantes.