Futebol: Foros de Vale de Figueira alcança 1.ª vitória no campeonato diante do Valenças

Este domingo, 10 de outubro, realizou-se a 4.ª jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Elite, destaque para as primeiras vitórias no campeonato para o Escoural, que venceu por 2-1 o Arraiolense, e Cabrela bateu fora por 0-2 o Corval. Na Liga AFE a equipa B do Grupo União Sport perdeu ontem no 1.º de Maio por 0-2 com Bencatelense. Já hoje, no derby entre Valenças e Foros de Vale de Figueira, a equipa dos Foros foi ao Ciborro alcançar a sua primeira vitória no campeonato. Quanto ao Cortiçadas de Lavre foi a Santana do Campo perder por 2-1.

Sobre a partida que a RNA acompanhou, o derby entre Valenças e Foros de Vale de Figueira, este aconteceu debaixo de muito calor no Campo D. Manuel I, no Ciborro. Até aos 15 minutos, o jogo foi dividido e sem oportunidades, até que é assinalada grande penalidade a favor dos Foros, por mão na bola de um jogador da equipa da casa. Na transformação, Rui Vagarinho inaugura o marcador, mas só na recarga, já que André Marreiros defendeu o primeiro remate. O Valenças mostrou nos primeiros 45 minutos muitas dificuldades para se acercar da área contrária e, sendo assim, ao intervalo, valia o golo solitário de Vagarinho, numa vantagem justa da equipa treinada por Pedro Pereira, que se mostrou tranquila e dominou o desafio.
Na 2.ª parte, o Valenças começou mais instalado no meio campo dos Foros, mas sem criar chances de marcar. Perante isto, o treinador Fábio Neves efetuou, aos 51 minutos, dupla alteração, com Jorge Gato e André Prates a renderem Diogo Caldeira e Cebola. O Valenças carregava no acelerador mas sem conseguir fazer balançar as redes adversárias. Já os Foros apostava no contra-ataque e, naquela que praticamente foi a única ocasião que teve, quase marcava o segundo. Pedro Pereira, entretanto, fez entrar Tiago Sousa e Mascarenhas para os lugares de Diogo Pinto e Ramalho. O tempo passava mas o resultado mantinha-se. Já nos descontos, Rui Vagarinho esteve perto de bisar no encontro, atirando a bola ao travessão. Dominando na 2.ª parte, o Valenças não conseguiu encontrar os caminhos da baliza adversária, com os Foros a alcançar a sua primeira vitória na Liga AFE.

Resultados:

Liga Elite: Assoc. Lusitano Évora 7-0 Oriolenses, Escouralense 2-1 Arraiolense, Estrela Vendas Novas 4-0 Portel, Sp. Viana 1-1 Canaviais, Redondense 0-3 At. Reguengos, Corval 0-2 Cabrela, Monte Trigo 2-1 Alcaçovense. Descansou Fazendas do Cortiço.

Liga AFE: Valenças 0-1 Foros Vale Figueira, U. Montemor B 0-2 Bencatelense, Aguiar 1-2 Tourega, Vera Cruz 0-3 Arcoense, O Calipolense 4-0 CHE Morense, Borbense 7-1 S Pedrense, Santana do Campo 2-1 Cortiçadas de Lavre.