IPDJ vai oferecer kits a vários lares de idosos nos distritos de Évora, Beja e Portalegre

A prática desportiva é uma atividade importante para todos e pode ser bastante benéfica, para os mais idosos, ajudando a prevenir o surgimento de algumas doenças, contribuindo para o bem-estar físico e psicológico.

Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, do Alentejo, revela que uma das principais preocupações, neste momento, é “levar a prática desportiva aos lares de idosos”, fazendo chegar os materiais necessários para a prática desportiva a essas IPSS. O Diretor Regional acredita a entrega de kits desportivos, aos lares, é uma iniciativa essencial para que os idosos mantenham índices físicos aceitáveis, de uma forma saudável e controlada. Tal como explica o diretor regional do IPDJ ” são cerca de 20 kits que iremos oferecer”, de modo a promover a atividade física.

Estes kits “são compostos por equipamentos de manutenção” tendo como objetivo a promoção da mobilidade dos membros inferiores e superiores, na sua maioria, utilizando materiais como os elásticos desportivos, por exemplo.

No Alentejo, são várias as IPSS que vão receber os kits desportivos, tal como dá a conhecer Miguel Rasquinho, “no distrito de Beja, vamos oferecer kits aos lares de Castro Verde, Beja, Mértola, Odemira, Pias, Serpa. No distrito de Évora, em Vila Viçosa, na cidade de Évora, Reguengos de Monsaraz, em Estremoz, Redondo e Mourão. No distrito de Portalegre, vamos oferecer em Monforte, Gavião, Sousel, Alter do Chão e Elvas”, acreditando o diretor regional que esta é uma excelente oportunidade para a prática desportiva, por parte dos idosos.

A prática desportiva é essencial para manter uma boa saúde física e mental, no entanto, junto dos mais idosos são necessários alguns cuidados acrescidos. O aquecimento antes da prática desportiva é bastante importante para evitar lesões e a duração dos treinos devem ser ajustadas de acordo com a exigência dos exercícios. Caso sinta a necessidade, antes de realizar qualquer prática desportiva deve contactar um profissional da área e se sentir dores ou desconforto, ao longo dos treinos, deve interromper as atividades.