Eleições autárquicas: votar no concelho de Montemor-o-Novo

As Eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, dia 25 de Setembro, das 8 horas da manhã até às 20 horas da noite.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, as mesas de voto serão mais, uma vez que é obrigatório que existam 750 eleitores por mesa. Por esse motivo, vão ocorrer algumas alterações, a este nível, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na Freguesia da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, os locais de voto são os seguintes:

Todos os que votavam na antiga Escola nº1 passam a votar no pavilhão gimnodesportivo, pelo lado da rua António Gedeão. As mesas de voto da Pintada e de Santa Sofia votam no salão nobre do pavilhão Gimnodesportivo, com entrada virada para a Escola Secundária.

Todos os que votavam na Junta de Freguesia e na Escola Secundária de Montemor-o-Novo passam a votar na Escola nº5, junto às piscinas cobertas municipais.

Quanto às restantes mesas de voto em Reguengo de São Mateus, a mesa de voto é no Centro Cultural do Reguengo. Na Maia, a mesa de vota é no Centro Cultural da Maia, Vila e Bispo. Em São Geraldo, vota-se no Centro Cultural de São Geraldo. Nas Fazendas do Cortiço, a mesa de voto é na Sede da Associação de Reformados das Fazendas do Cortiço. No Ferro da Agulha deve deslocar-se até ao Centro Cultural do Ferro da Agulha e na freguesia de Silveiras, a mesa de vota é no Centro Cultural das Silveiras.

Na Freguesia da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, deve deslocar-se ao Centro Cultural de Cortiçadas de Lavre, ou, à Casa do Povo de Lavre.

No que toca à Freguesia de Santiago do Escoural, os locais de voto são a Escola Primária Escoural, A Antiga Escola Primária de S. Brissos e a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca.

Para votar na Freguesia de São Cristovão deve deslocar-se ao Salão Polivalente da Junsta de Freguesia ou ao Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado.

Quanto à Freguesia de Cabrela, o voto deve ser feito na Casa do Povo de Cabrela.

Na Freguesia de Foros de Vale de Figueira, os eleitores devem deslocar-se ao Centro Cultural de Foros de Vale de Figueira.

E por fim, na Freguesia de Ciborro, para votar é necessário ir à Casa da Cultura e Recreio do Ciborro.

No dia das eleições, será disponibilizado, pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, um serviço de transporte, para pessoas que tenham dificuldades para se deslocar até ao local de voto. Para isso, no dia 25 de Setembro, é necessário contactar a Câmara Municipal, através do contacto telefónico, 266 898 100, para solicitar este serviço. Este transporte será prestado através de um motorista devidamente identificado, da Câmara Municipal.

Devido à situação de Covid-19, podem existir alguns constrangimentos, quanto ao tempo de espera para entrar no local de voto, no entanto, as prioridades dos serviços públicos, aplicam-se ao dia das eleições, ou seja, pessoas com crianças de colo, mobilidade condicionada, idosos, grávidas, têm prioridade nas filas das mesas de voto.

Caso não saiba o local onde deve votar pode aceder ao portal www.recenseamento.mai.gov.pt, ou enviar um sms para o 3838 escrevendo a mensagem RE <espaço> nº de Identificação civil <espaço> data de nascimento AAAAMMDD.

Todas as regras impostas pela DGS serão asseguradas, para que todos os eleitores possam votar, de forma tranquila e segura. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento físico. Nas mesas estará disponível álcool gel e é aconselhado a todos que levem a sua própria caneta, de forma a prevenir possíveis contágios.