Festival HERITALES é finalista nos Prémios Heritage in Motion

HERITALES, o Festival de Cinema Internacional, que teve início no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) com a Cátedra UNESCO da Universidade de Évora, é um dos 15 finalistas do concurso “Heritage in Motion Awards”, que premeia projetos multimédia dedicados ao património europeu.

Este é um festival que exibe narrativas de natureza fílmica e gráfica, desde películas, documentários, curtas-metragens, animação a exposições de fotografia, tendo como objetivo refletir sobre o património cultural material e imaterial.

Os codiretores desta iniciativa que decorre desde 2016 são Nicola Schiavotiello e María Zozaya-Montes, investigadores do CIDEHUS, da Universidade de Évora. Este projeto decorre principalmente no Alentejo e em Lisboa, tendo sido apoiado por diversas instituições de património e das artes, como a Direção Geral do Património Cultural, Direção Regional da Cultura do Alentejo, Prova Nacional de Acesso ou a Fundação Eugénio de Almeida.

O concurso internacional, “Heritage in Motion Awards”, que já conta com a sua 8ª edição, constitui-se como um palco para criadores e produtores e filmes, aplicações, websites e experiências interativas inovadoras relacionadas com o património europeu, material e imaterial. Entre os finalistas destes prémios encontram-se 11 paízes europeus, com várias iniciativas: a instalação na Casa da Anne Frank na Bélgica; o projeto LIFE CODE da Casa Darwin; os bordados da Checoslováquia; o Museu Subaquático do Turismo e da Universidade de Malta, entre outros.

A cerimónia, que dará a conhecer os vencedores, terá lugar no dia 21 de setembro, assinalando o primeiro dia da Cimeira Cultural Europeia, organizada pela Europa Nostra em Veneza.