A Noite Europeia dos Investigadores regressa a Évora

A Noite Europeia dos Investigadores, realiza-se no dia 24 de setembro, entre as 16 horas e as 23 horas, contando com um programa online, a nível nacional, e atividades na Praça do Giraldo, na Associação Comercial (ACDE), na Torre do Sertório e na Herdade da Mitra, destinadas a todas as faixas etárias.

Este ano, o tema desta iniciativa é “Ciência para o Clima” (SCICLI – Science for Climate), focando-se nas suas dimensões social, económica e ambiental, em particular, no seu contributo para a sustentabilidade planetária e neutralidade climática. Desta forma, este evento nacional, alinha-se com o Pacto Ecológico Europeu, que tem como objetivo que o impacto no clima seja neutro até 2050, promovendo iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

Apesar desta iniciativa contar, também, com atividades em Lisboa, Braga e Coimbra, em Évora, a Noite Europeia de Investigadores, concentra-se na Praça do Giraldo, de modo a aproximar investigadores e cidadãos. O objetivo deste evento destina-se a sensibilizar a sociedade para a importância da investigação cientifica através da interação direta entre os investigadores e a sociedade civil. As artes, humanidades e ciências serão apresentadas de forma dinâmica e criativa, a todos os que queiram visitar esta iniciativa.

Para além destas atividades, Évora vai contar com a projeção de vídeos na Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) conversas sobre alterações climáticas, utilização de equipamentos tecnológicos reativados recentemente, na estação meteorológica da Torre do Sertório, e ainda, um Passeio ao luar, das 20.30 horas às 22.30 horas, à descoberta da fauna noturna na Herdade da Mitra.

As atividades inseridas na Noite Europeia dos Investigadores são coordenadas pela Universidade de Évora, contando com o apoio de aproximadamente 70 investigadores  e voluntários, das diferentes Unidades de Investigação desta Universidade de Évora.

Este é um evento que acontece desde 2005 , tendo a primeira edição deste projeto, acontecido em Évora, no ano passado, com o apoio da Câmara Municipal de Évora. Ao todo, são realizados 55 projetos “Noite Europeia dos Investigadores”, que decorrem em 433 cidades de 27 países, maioritariamente europeus. Nesta iniciativa multinacional, participam, cada ano, mais de 36 000 investigadores, esperando-se mais de 1,6 milhões de visitantes.

Para mais informações visitar o site noitedosinvestigadores.org, ou as redes sociais, Facebook e Instagram da Noite Europeia dos Investigadores.