U. Montemor arranca empate com Juventude e continua sem perder

Neste domingo, 19 de setembro, jogou-se a 2.ª jornada da série F do Campeonato de Portugal. O Grupo União Sport deslocou-se até Évora, onde defrontou o Juventude, no Sanches de Miranda, conseguindo um empate a zero bolas, mantendo-se assim sem perder  na competição.

 

Igualmente hoje, aconteceu a jornada inaugural do Distrital da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Évora, o Escouralense foi às Alcáçovas empatar 1-1, enquanto de Cortiço perdeu por 0-2 com Redondense e o Cabrela averbou derrota em casa por 1-4 com Atlético Reguengos. Na Liga AFE o GUS “B” perdeu por 1-3 com Aguiar, o Foros de Vale Figueira foi derrotado por 1-2 com Borbense e o Cortiçadas de Lavre bateu por 3-1 o Valenças, em mais um derby do concelho de Montemor.

Sobre o clássico do distrito de Évora, entre Juventude e Grupo União Sport, este tratou-se de uma partida em que os eborenses foram superiores, sobretudo na 2.ª parte, com o União a estar muito bem em termos defensivos, mas sem conseguir esticar a bola na frente. O empate a 1 bola premeia os alvinegros e é, sem dúvida, um resultado muito positivo, perante um Juventude que fez um forte investimento.

O jogo arrancou com Edi Castro a ser ausência notada, uma baixa por lesão, e com o guarda-redes Pedro Garcia a manter a titularidade. O desafio iniciou disputado e dividido, mas sem oportunidades de golo. Houve uma primeira situação para a equipa da casa, através de Perez que, com muita liberdade, rematou fraco à figura do guardião alvinegro. Na 1.ª parte, em termos defensivos, o União esteve irrepreensível, porém, ofensivamente não criava perigo, com o Juventude a ter mais posse de bola. Aos 46 minutos, a primeira ocasião de golo foi para o Juventude, com Obi a cabecear fraco, após pontapé de canto. Ao cair do pano, o União esteve à beira do golo, efetuando uma jogada rapidíssima de contra-ataque, com Pipo a rematar para a mancha de Rafa Santos. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, numa partida de muita luta, mas pouco futebol.
No arranque da 2.ª parte, no Juventude, Tomás Lima é rendindo por Matheus Pranke. O Juventude entrou melhor na 2.ª parte, quase inaugurando o marcador pelo colombiano Perez, o homem do jogo, que efetuou um pontapé de 30 metros, aproveitando o adiantamento do guarda-redes Garcia, com a bola a embater na trave. Aos 60 minutos, a equipa azul e branca mexeu novamente na equipa, com Sibusiso a substituir João Delgado. O Juventude carregava e o União mantinha-se ofensivamente pouco ativo. Aos 70 minutos, quando o jogo estava partido, o União efetuou a sua primeira alteração, com Denilson Silva a render Pipo. A pressão do Juventude intensificava-se, quando União fez dupla alteração aos 77 minutos, com Miguel Serrano e Rui Pereira a substituirem Capela e João Machado. À entrada dos 10 minutos finais, o União não conseguia sacudir a pressão e estava muito recuado. Aos 81 minutos, João Guerra faz entrar Azinhais para a saíde de Luís Madeira. O Juventude apertava cada vez mais e o União tentava resistir como podia, com os jogadores montemorenses a acusarem cansaço, contudo, os minutos corriam a favor do empate final. Aos 88 minutos, o Juventude arriscou tudo, com Rivaldo a render Digas.

O resultado final, um nulo no marcador, castiga a falta de eficácia do Juventude e é um prémio para a muralha defensiva do União.

Resultados:

Campeonato de Portugal / 2.ª jornada Série F: Barreirense 1-2 Olhanense, Pinhalnovense 1-0 Moncarapachense, Juventude Évora 0-0 U. Montemor, Serpa 0-1 Imortal, Louletano 2-1 Esp. Lagos.

Liga Évora 1.ª jornada: Cabrela 1-4 Atlético Reguengos, Canaviais 4-0 Monte do Trigo, Fazendas Cortiço 0-2 Redondense, Oriolenses 3-1 Corval, Arraiolense 0-1 SC Viana, Estrela FC 0-1 Lusitano Évora, Alcaçovense 1-1 GE Escouralense.

Liga AFE 1.ª jornada: GUS “B”1-3 Aguiar (18/9), Pedrense 1-2 CHE Morense, Arcoense 3-1 Santana do Campo, Tourega 1-3 O Calipolense, Foros de Vale Figueira 1-2 Borbense, Bencatelense 5-0 Vera Cruz, Cortiçadas de Lavre 3-2 Valenças.