Início do Ano Letivo em Montemor-o-Novo

O Ano letivo 2021-2022 arrancou, no passado dia 17 de setembro, para os estabelecimentos do pré-escolar, ensino básico e secundário. Tal como já é habitual, o calendário escolar já foi disponibilizado pelo Ministério da Educação e, no que toca às interrupções letivas, as férias do Natal estão previstas de 17 de dezembro, até 3 de janeiro de 2022, altura em que se inicia o 2º período escolar. De 5 de Abril a 19 de abril desse ano, decorrem as férias da páscoa que encerram com o início do 3º período.

Gil Porto, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo afirma que, para este ano letivo, todos os apoios, desde os transportes, até à logística nas cantinas, se vão manter, estando tudo a postos para o arranque deste novo ano letivo 2021-2022.

Em relação ao início do ano letivo, em Montemor-o-Novo, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo revela que apesar dos mais recentes números de diminuição de população, no concelho de Montemor, três escolas foram recuperadas, iniciando este período escolar com novas instalações em Cortiçadas de Lavre, Lavre e Santiago do Escoural. Gil Porto realça ainda a criação de mais duas turmas de primeiro ciclo, no concelho.

Quanto às atividades extra curriculares disponíveis, ao longo deste ano letivo, Gil Porto revela que a grande maioria se mantêm, retomando outros projetos como a Oficina do Canto, com o professor António Xavier e a Oficina do Teatro e do Imaginário, com a professora Catarina Caetano. A Escola de Ballet Municipal, o plano Municipal de Xadrez, a Escola Municipal de Natação e todos os outros equipamentos como, Oficina da Criança, Centro Juvenil, Biblioteca e Arquivo Municipal, estão à disponibilidade de todos. As inscrições podem ser feitas através do site do município, ou nos locais onde decorrem as atividades.

O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realça ainda a importância das aulas serem presenciais para que os alunos tenham acesso igualitário à aprendizagem, revelando-se confiante para este início de ano letivo que começa, com maior normalidade, do que o anterior

Como acontece, em todos os anos, o final do período escolar é desfasado, terminando a dia 7 de junho os 9º, 11º e 12º anos, devido aos exames nacionais, prolongando-se até dia 15 de junho para os 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos. O pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico terminam a dia 30 de junho.