Recolha de sangue no dia 19 saiba quem pode e quem não pode dar sangue

A Associação dos Dadores Benévolos de Sangue do concelho de Montemor-o-Novo promove, no próximo dia 19, mais uma recolha, na sua sede, na Rua de Mora, nº 5.

“Ser saudável”, garante o presidente da associação, Floriano Saiote, é o requisito básico para que as pessoas possam dar sangue e ajudar a salvar vidas. “Não ter doenças crónicas, não ter recebido a vacina da Covid-19 nos últimos sete dias, não ter estado em contacto com pessoas infetadas, ter mais de 18 anos, mais de 50 quilos, e ter menos de 65 anos ou menos de 60 com uma primeira dádiva”, adianta.

Em caso de realização de algum tipo de operação ou exames, como uma colonoscopia, por exemplo, a pessoa só pode doar sangue, ao final de quatro meses. Já as grávidas não podem dar sangue. Poderão apenas candidatar-se à dádiva de sangue seis meses após o parto. Relativamente ao mito das tatuagens, Floriano Saiote garante que, após quatro meses a pessoa ter sido tatuada, pode dar sangue.

As dádivas de sangue, em Montemor, estão a ser feitas, por esta altura, por marcação, que deve ser feita através do contacto 928 022 350. As recolhas decorrem sempre entre as 9.30 e as 13 horas.