Concursos de Ovinos da Apormor começam hoje

A Apormor, em Montemor-o-Novo, inicia hoje, dia 18 de setembro, um evento dedicado aos ovinos, composto por cinco concursos que contam com várias raças.

Este era um evento que estava programado para se realizar durante a Feira da Luz – Expomor, no entanto, na impossibilidade de se realizar, devido à pandemia de Covid-19, a Apormor avançou com o evento de bovinos e ovinos, em separado. Joaquim Capoulas, presidente da Apormor, realça que é bastante importante manter a continuidade deste tipo de eventos, uma vez que tanto o concelho de Montemor, como a região do Alentejo, sobrevivem deste tipo de atividades

Joaquim Capoulas afirma que a Apormor tem grande importância, uma vez que destes leilões saem diversos animais para exportação, que contribuem para a economia portuguesa e para o comércio exterior. Por ser um concelho maioritariamente rural e beneficiar de pastagens e ecossistemas excelentes, o Presidente da Apormor, realça o valor de Montemor-o-Novo neste setor.

Apesar de não estarem presentes todas as raças de ovinos, neste fim-de-semana, Joaquim Capoulas deixa o convite a todos para visitarem os leilões que irão decorrer, ainda que, este seja um evento com carácter mais profissional, devido à pandemia de covid-19 que não permite que existam grandes concentrações de pessoas.

Quanto à programação, para sábado dia 18 de setembro, começa com o IX Concurso de Jovens Reprodutores Ovinos P3, às 10 horas. Pelas 17 horas, realiza-se o XXXVIII Concurso Morfológico Nacional da Raça Merina Precoce, com Organização da Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce. Ainda neste dia, às 18 horas, acontece o I Concurso da Raça Merino Alemão, organizado pela Associação portuguesa de Criadores de Ovinos Merino Alemão.

No dia 19 de setembro, pelas 12 horas, terá lugar o VIII Concurso Nacional Ile-de-France, pela Organização Associação Portuguesa de Criadores da Raça Ile-de-France. O fim-de-semana fecha com o V Concurso de Ovinos da Raça Suffolk, organizado pela Apormor, pelas 15.30 horas.