Bela Mestre apresenta livro em Alcáçovas

Foi apresentado, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, um livro de autoria de Bela Mestre, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

O evento que contou com a presença de Bela Mestre, João Pereira Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e de Elsa Branco, da Associação Terras Dentro, para além de ter público presente, foi transmitido em direto através do facebook do Município.

João Pereira, que é também autor do prefácio desta obra, revelou que o Município no seguimento do que tem feito ao longo dos últimos 12 anos, já apoiou ou editou 36 publicações, facto que demonstra “uma preocupação constante em valorizar as nossas gentes e o nosso território”. Quanto ao livro, o autarca garantiu que “cada porta e cada janela foram desenhadas com alma e coração” e que é uma forma de “valorizar o nosso passado e a nossa memória colectiva”.

Bela Mestre, que nasceu em Alcáçovas, mostrou-se satisfeita pela publicação do livro que surgiu de “uma exposição que fez em tempos durante a Semana Cultural de Alcáçovas”. Do livro fazem parte 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da autora e na pesquisa oral que realizou em conversas com a população.

A autora de “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, apesar de ser enfermeira, confessa que foi na pintura, que encontrou a sua forma de comunicar emoções, vivências e, acima de tudo, “histórias das suas gentes e das localidades que lhe são próximas”.

Após a apresentação do livro foi inaugurada a exposição com o mesmo nome e que pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Paço dos Henriques.

O livro está disponível para venda nos Postos de Turismo do Concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.