Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pretende prevenir o ato

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio assinala-se hoje, dia 10 de setembro.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo “mais frequente nos homens, com mais idade e com doenças associadas. No entanto, não podemos desvalorizar todos os outros fatores uma vez que cada sofrimento é um sofrimento individual e há que respeitar e saber ajudar”, de acordo com a psiquiatra Joana Cardão.

De acordo com a psiquiatra, “é importante estar atento a sinais de alarme nas pessoas que estão à nossa volta, como pessoas isoladas, sem, esperança no futuro e que se sentem um fardo para os outros. Devemos sempre valorizar os pedidos de ajuda e levá-los a sério. A crença popular de que quem fala de suicídio não o vai realizar está errada. É importante ouvir quem pede ajuda sem fazer juízos de valor e perguntar, diretamentre, de têm pensamentos suicidas”.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde – OMS, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.