Projeto GUARD&GUIDE no Município de Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo é um dos 14 concelhos do Alentejo Central que faz parte do Projeto “GUARD&GUIDE”, promovido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Guarda Nacional Republicana, através do Comando Territorial de Évora.

Estiveram presentes na cerimónia de apresentação, que decorreu no dia 24 de agosto, nas instalações da CIMAC, em Évora, o Comandante do Comando Territorial de Évora, Coronel Joaquim Vivas, os presidentes de Câmara dos 14 concelhos que integram a CIMAC, entre os quais o de Viana do Alentejo.

Este projeto permite a criação de uma imagem de marca de modo a associar a GNR à valorização do património e dos recursos endógenos do distrito de Évora e da região Alentejo, destacando a importância da segurança no âmbito da preservação patrimonial. A iniciativa integrada no “Programa Turismo Seguro” da GNR pretende criar uma ligação entre as áreas do turismo, segurança e património.

O conjunto de mapas/roteiros com edição bilingue, foi feito por uma equipa constituída por membros do Comando Territorial de Évora da GNR e da Universidade de Évora, com participação das autarquias. Para além da criação destes mapas para cada concelho, o projeto também prevê a formação de militares da GNR nas áreas de história, património, arqueologia, turismo e ambiente.

Os roteiros “GUARD&GUIDE” vão estar disponíveis nos Postos Territoriais e nos Postos de Turismo de cada concelho