Custos acrescidos trazidos pela pandemia obrigam a adaptações na Cercimor

Foto: Facebook Cercimor

A pandemia veio trazer custos acrescidos para as instituições, que, privadas de realizar o seu trabalho diário de uma forma normal, passaram a ter de canalizar verbas para adquirir os equipamentos de proteção individual necessários. A Cercimor, em Montemor-o-Novo, que não foge à regra, procurou, contudo, adaptar-se, da melhor maneira possível, a esta realidade.

Com o impedimento da realização de atividades com os utentes da instituição no exterior, explica a presidente da direção da Cercimor, Ana Cristina Saloio, a candidatura a um programa de financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação acabou por ser reformulado, de modo a que a instituição não deixasse de receber esse apoio monetário. “Tivemos de fazer a alteração, também pelas exigências de não podermos contactar com o exterior, e alterámos esse mesmo projeto, para que a instituição também pudesse beneficiar desse financiamento, que ele não fosse devolvido, criando estratégias para responder ao volume de custos que tivemos, por exemplo, com os equipamentos de proteção individual”, explica Ana Cristina Saloio.

Para se conseguir ter os equipamentos de proteção necessários, semanal e mensalmente, para os cerca de 500 utentes e os 67 colaboradores da instituição, para além das adaptações aos programas e projetos de financiamento, a Cercimor precisou também de fazer algumas solicitações, informando os parceiros e as entidades financiadores das necessidades. “Tivemos alguns projetos, a que nos candidatámos, nomeadamente um financiamento nacional, que tem a ver com Ministério da Segurança Social, que é o ‘Adaptar +’. Candidatámo-nos, mostramos sempre essas mesmas necessidades e os valores, e tentamos responder, de uma maneira ou outra, a essas necessidades”, adianta a presidente da direção da Cercimor.

Ana Cristina Saloio lembra ainda a necessidade das candidaturas a projetos, nacionais e internacionais, para que se possam ir dando respostas às exigências, bem como à manutenção de espaços e edifícios.