Monsaraz recebe a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo

A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo vai decorrer de 8 a 10 de setembro em Monsaraz. O evento tem como tema o “Enoturismo – um motor para o desenvolvimento rural” e vai ser organizado pela Organização Mundial do Turismo, Turismo de Portugal e Município de Reguengos de Monsaraz.

A Conferência Mundial de Enoturismo tem inscritos mais de 150 participantes presenciais e várias centenas online de cerca de 70 países e vai centrar-se no caminho para fazer do enoturismo um meio eficaz de desenvolvimento rural, mas também vai analisar a política, inovação, gestão de destinos, sustentabilidade e a saída da crise COVID-19 com exemplos práticos e inspiradores. No dia 8 de setembro, a partir das 19h30, decorre a receção aos participantes, seguindo-se às 21h30 um concerto com os Budda Power Blues e Maria João.

A sessão de abertura da Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se na quinta-feira, dia 9 de setembro, às 10h, com a participação de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Pau Roca, Diretor-Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo, tendo como apresentador o jornalista Paulo Salvador, da TVI.

O primeiro painel tem início às 10h45 e terá a apresentação do livro “The Wine Routes of the World”, com a participação de Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, e Javier Ruiz de Galarreta, fundador e presidente da Fundación Araex Grands (Espanha). Pelas 11h será assinado um memorando entre a Organização Mundial do Turismo e a Great Wine Capitals, seguindo-se a assinatura de outro memorando de entendimento para a criação do Conselho Estratégico Nacional – Programa de Ação Português para o Enoturismo.

Às 11h50 decorre o debate sobre “Enoturismo e desenvolvimento rural: porquê e como?”, com os oradores Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Jean-Baptiste Lemoyne, Secretário de Estado do Ministro da Europa e Relações Exteriores de França (online), Sofia Zaharaki, Vice-Ministra do Turismo da Grécia e Mariam Kvrivishvili, Vice-Ministra da Economia e Desenvolvimento Sustentável da Geórgia, com moderação de Sandra Carvão, Chefe de Inteligência de Mercado de Turismo e Competitividade da Organização Mundial do Turismo. Pelas 12h30 realiza-se o painel “O vinho combina com … inovação”, que terá a participação de Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, e de Florence Maffrand, Gerente de Marketing e Parcerias da Cite du Vin (França), com moderação de Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

De tarde, a partir das 15h haverá uma palestra intitulada “O futuro é hoje”, com Paul Mabray, CEO da Pix (Estados Unidos da América). Às 15h15 decorre o painel “Pessoas corajosas enfrentam desafios”, moderado por Paul Mabray e com a participação de Frederico Falcão, Presidente da Viniportugal e Catherine Leparmentier Dayot, Diretora da Great Wine Capitals Global Network (França).

Pelas 16h realiza-se a palestra “Uma Viagem pelo Enoturismo em Portugal” por Sheree Mitchell, Presidente e fundadora da Immersa Global (Estados Unidos da América). Segue-se às 16h15 o painel “Juntar Vinhos com… Natureza”, moderado por Maria João de Almeida, Presidente da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, com os oradores António Maçanita, da Azores Wine Company, Rita Andrade Soares, proprietária da Herdade da Malhadinha Nova, e Luca Ferrua, Diretor da ILGUSTO.it – ​​GEDI Publishing Group.

“Destino Enoturismo” é o tema da sessão que tem início às 18h30, moderada pelo jornalista Manuel Carvalho, Diretor do jornal Público, e com a participação de Luis Araújo, Presidente Turismo de Portugal, Jesús Camacho Arias, Diretor Técnico da Associação Espanhola de Cidades do Vinho (ACEVIN), Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha) e Laure de Lambert-Compeyrot, CEO da Château Sigalas Rabaud (França). A fechar o dia, pelas 19h, realiza-se uma prova de vinhos seguida de jantar no Esporão, com a atuação de Nelson Conde, que vai tocar viola campaniça.

A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo continua no dia 10 de setembro, a partir das 10h, com o painel “Pares de vinho com… Comida”, com o Chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, Mauro Carbone, Diretor da Ente Turismo Langhe Monferrato Roero (Itália) e Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha), com moderação de Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto. Segue-se às 10h45 a sessão “Dados, dados, dados … como entender melhor o enoturismo”, com os oradores Daniel González, Diretor de Projetos da Vivential Value (Espanha), Giorgio Delgrosso, Chefe de Estatística da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, e Calle Nilsson, da WineTourism.com (Suécia), com moderação de Paula Sousa, Diretora de Enoturismo da Quinta da Aveleda. As conclusões desta sessão vão ser apresentadas por Sandra Carvão, Chefe de Inteligência de Mercado de Turismo e Competitividade da Organização Mundial do Turismo.

A cerimónia de encerramento da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se a partir das 11h45 com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo. Segue-se a apresentação da 6ª Conferência Mundial de Enoturismo, que vai decorrer no próximo ano em Itália, por Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália e Alberto Cirio, Presidente da Regione Piemonte (Itália).

Durante a tarde, um grupo de jornalistas internacionais vai fazer uma prova de vinhos à CARMIM, pisar o vinho e ouvir o cante alentejano e das 13h às 16h, os participantes na conferência podem visitar três produtores de vinho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente o Esporão, a Ervideira e a Adega José de Sousa. Pelas 19h30, na Herdade do Barrocal, haverá um espetáculo musical com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Pedro Mestre, Quinteto de Metais e Trio Baldinho. A fechar decorre a Cerimónia de Passagem da Ânfora, com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo e Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália.