Prémio José Augusto Alegria 2021: inscrições até dia 7 de setembro

Associação Eborae Mvsica tem abertas as inscrições para a 6ª edição do concurso para Jovens Intérpretes – Prémio José Augusto Alegria 2021, até terça-feira, dia 7 de setembro.

As inscrições são gratuitas e o concurso irá decorrer nos dias 10, 11 e 12 deste mês, destinando-se às modalidades de Canto e Piano.

O Concurso tem como referência e patrono o Cónego Dr. José Augusto Alegria, que deixou uma importante Obra Musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da “Escola de Música da Sé de Évora”, dos séculos XVI e XVII. O estimulo ao estudo da Música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela Música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, Cónego José Augusto Alegria são os objetivos principais deste concurso.

Nesta edição do concurso, que regressa após um interregno devido a falta de financiamento, podem participar jovens intérpretes, portugueses e estrangeiros. Para participar na modalidade de canto podem candidatar-se estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, com idades não seja inferior a 18 ou superior a 32 anos. Quanto às condições de participação na modalidade de piano, devem candidatar-se ao concurso estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, nos seguintes escalões: 1 – Até aos 15 anos inclusive; II – Até aos 18 anos inclusive III – Até aos 25 anos inclusive; As idades reportam-se a 1 de agosto de 2021, inclusive.

Para cada modalidade serão atribuídos prémios monetários e didáticos aos 3 primeiros vencedores, existindo ainda, uma recompensa para a melhor interpretação de Canção Portuguesa, na categoria de canto. O Júri do Concurso é presidido por Benoît Gibson, tendo como vogais Liliana Bizineche e Sandra Medeiros na modalidade de Canto e Ana Telles e Tito Gonçalves na modalidade de Piano. Ian Mikirtumov é o pianista acompanhante.

O Concerto dos Laureados irá realizar-se no dia 12 de setembro, pelas 21 horas, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, sendo a reserva de lugares obrigatória, tanto para este evento, como para as provas públicas.

Para mais informações e reservas sobre esta iniciativa realizada em parceria com Câmara Municipal de Évora e Universidade de Évora deve contactar o mail eboraemusica@gmail.com.