Centro de Interpretação do Montado do Freixo do Meio inaugurado no sábado

A Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, inaugura no sábado, dia 4 de setembro, o seu Centro de Interpretação do Montado, pelas 9.30 horas.

O projeto, explica o responsável pela herdade, Alfredo Cunhal, é “uma exposição, uma reflexão sobre tudo aquilo que esteve por detrás da construção do montado, no passado mas também no futuro”.

A exposição permanente pretende representar um cronograma do impacto do ser humano na paisagem vegetal, desde o fim da última glaciação até um futuro a cem anos. Segundo Alfredo Cunhal, “este é um trabalho longo, de pesquisa histórica, feito por muita gente”, que pretende refletir, não só sobre a história do montado, como também dos desafios futuros, “uma questão absolutamente coletiva”.

A inauguração está marcada para as 9.30 horas, sendo que, ao longo de todo o dia, vai ser possível visitar o centro, de forma gratuita. “É um pequenino museu, um centro, onde as pessoas se podem confrontar com uma série de informação, de diferentes tipos”, proporcionando uma narrativa dinâmica, com diferentes expressões artísticas, adianta Alfredo Cunhal.

O programa de sábado, no Centro de Interpretação, permite uma descrição detalhada da Área do Montado do Freixo do Meio, através de visitas de 30 minutos. A inauguração começa com uma receção na herdade, com o conhecido café de bolota, seguindo-se a visita ao centro. No programa está incluído um almoço, na Cantina da Cabana dos Bois, mediante reserva. Para além da visita ao Centro de Interpretação, há a possibilidade de fazer um passeio à área protegida e ao povoado neolítico do Montado do Freixo do Meio.

O responsável pela Herdade do Freixo do Meio adianta que o evento respeitará todas as medidas implementadas pela Direção-Geral da Saúde e, por esse motivo, apesar de não ser necessário agendar a visita, os grupos terão um limite máximo de pessoas.

Alfredo Cunhal deixa ainda o convite a todos os que estejam interessados em visitar o Centro de Interpretação do Montado do Freixo do Meio, no próximo sábado, principalmente aos moradores de Montemor e arredores: “que neste dia em especial, nos deem a honra de virem visitar-nos”.

Para mais informações e reservas está disponível o contacto 266 877 136.