Corrida de homenagem a Simão Comenda: “mais que justa” para um ser “insubstituível”

A empresa Montemor É Praça Cheia organiza, no próximo dia 5 de setembro, uma corrida de touros de homenagem a Simão Nunes Comenda, figura incontornável do mundo tauromáquico, que ficará recordado para sempre como uma das maiores referências, a nível nacional, na arte de pegar toiros.

Simão Nunes Comenda, que faleceu em fevereiro, era um dos sócios gerentes, a par de Paulo Vacas de Carvalho, da empresa, responsável pela época tauromáquica da Praça de Touros de Montemor-o-Novo.

Paulo Vacas de Carvalho, em entrevista à Rádio Nova Antena, recorda o trabalho, ao longo dos últimos vinte anos, ao lado de Simão Nunes Comenda, e os momentos felizes que os dois viveram juntos. “Quis Deus que a última corrida, destes últimos vinte anos, fosse de homenagem ao Simão Comenda”, começa por comentar, assegurando só ter “bem a dizer” do mesmo, enquanto sócio e amigo.

Como tal, o empresário considera esta homenagem a Simão Nunes Comenda mais que justa, por tudo o que foi, ao longo da sua vida, e o que ainda representa para o mundo da tauromaquia: “como pessoa, como aficionado, como forcado do grupo de Montemor, embaixador de Montemor pelos quatro cantos do mundo e como empresário, que elevou esta praça como ninguém”.

Nesta corrida, explica Paulo Vacas de Carvalho, será ainda feita a mudança no cabo do grupo dos Forcados de Montemor, com António Vacas de Carvalho a dar lugar a António Pena Monteiro. “Vai ser um momento histórico para o grupo e para Montemor”, assegura.

Em praça, neste dia, vão estar os cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Francisco Palha, que Vacas de Carvalho considera ser “dos melhores da sua geração”. Pela frente, tantos os cavaleiros, como os forcados de Montemor, terão pela frente um curro de touros de São Torcato.

A abrilhantar a corrida, que Vacas de Carvalho não tem dúvidas que contará com muitos momentos “de emoções à flor da pele”, vai estar a Banda Carlista.

Já o filho de Simão Comenda, que partilha o mesmo nome do pai, agora em representação da família na empresa Montemor É Praça Cheia, garante que o pai será sempre insubstituível, mas que continuará a dar todo o seu apoio a Paulo Vacas de Carvalho.

A corrida está marcada para as 18 horas de dia 5 de setembro. Os bilhetes podem ser reservados através do contacto 927 701 701.