Município de Viana do Alentejo promove iniciativa “Jovens sobre Rodas por um Concelho Protegido”

A sexta edição do Programa de Voluntariado Jovem para Natureza e Florestas, “Jovens sobre Rodas por um Concelho Protegido”, teve início no passado dia 16 de agosto, no concelho de Viana do Alentejo.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Viana e tem como objetivo promover a participação dos jovens na preservação da natureza e florestas, através da sensibilização das populações, bem como a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

Durante esta ação, os jovens irão sensibilizar as populações para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, para além de efetuarem vigilância fixa, móvel, a pé ou em bicicleta, bem como a inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas.

O programa, que tem uma duração diária de cinco horas, entre as 8 e as 13 horas, de segunda-feira a domingo, irá decorrer até dia 29 de setembro.

Todas as regras e normas em vigor da Direção-Geral da Saúde, tais como a distância de segurança, a utilização de máscaras e higienização de equipamentos, estão asseguradas. Por motivos de seguranças dos voluntários, as vigilâncias serão efetuadas em pares.

As inscrições para participar no projeto continuam abertas e destinam-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, tendo direito a uma bolsa diária de 12 euros, o que corresponde a 180 euros por quinzena.

Todos os interessados podem inscrever-se através da plataforma http://programas.juventude.gov.pt/florestas. Para mais informações, os interessados podem contactar o Município de Viana, através do número 266 930 010.