Montemor: Bolsa de Voluntariado da União de Freguesias aproxima população de causas solidárias

Desde o ano passado que a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, tem vindo a procurar estabelecer uma bolsa de voluntariado, com vista a aproximar a população de causas solidárias.

Neste projeto, iniciado no decorrer deste mandato, a União de Freguesias é apenas intermediária entre o voluntário que se inscreve e as entidades que procuram o apoio desses voluntários. O principal objetivo é que, quem tenha “vontade de fazer alguma coisa pela sociedade”, revela o presidente António Danado, possa “prestar um melhor apoio por Montemor e pelas associações da cidade”.

Devido à pandemia, estes projetos estão agora condicionados, de alguma forma, com os lares de idosos, por exemplo, a não poderem aceitar voluntários. “Ainda assim, mais vale termos alguns voluntários que possam dar resposta a algumas necessidades que possam vir a surgir, nomeadamente, no apoio externo aos idosos, na conversa, no acompanhamento. Enfim, este é um projeto, não da junta para a junta, mas da junta para a sociedade”, adianta Danado.

Quer os voluntários, quer as entidades interessadas em receber os voluntários, podem inscrever-se, nesta bolsa, através da página web da união de freguesias. Cabe depois à união de freguesias encaminhar os voluntários para as entidades.