Agricultura portuguesa aumenta exportações e diminui importações

O ano agrícola 2019/2020 ficou, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, marcado pelo aumento de exportações e diminuição de importações.

O instituto de estatística salienta que, em 2020, as exportações de produtos agrícolas e agro-alimentares, exceto bebidas, aumentaram 5,8% face ao ano anterior. José Eduardo Gonçalves (na foto), vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, considera que “este aumento de cerca de seis por cento foi determinante para que as exportações aumentassem. Eu acho que isto representa que os agricultores portugueses estão no bom caminho e revela o esforço que todos fizemos para que a nossa missão, de alimentar as pessoas, fosse uma realidade”.

O crescimento da produção verificou-se m praticamente todos os setores, sendo que “o do azeite foi o que teve um maior destaque. Por outro lado, o setor dos cereais é o que menos produz e mais depende da importação”.

O instituto de estatística salienta que, em 2020, as exportações de produtos agrícolas e agroalimentares, exceto bebidas, aumentaram 5,8% face ao ano anterior. Já as importações diminuíram 1,8%.