Évora: Escultura de João Concha instalada na Praça do Giraldo

A “Árvore”, do escultor alentejano João Concha está instalada na Praça do Giraldo, em Évora, onde irá permanecer nos próximos meses.

Uma escultura de dimensões imponentes, com cerca de cinco metros de altura e peso a rondar as três toneladas, este foi o mais recente trabalho que João Concha idealizou e construiu tendo como matéria-prima o ferro bruto na condição de desperdício. A partir da moldagem de formas e utilizando a técnica de soldadura, João Concha trabalha a sucata fazendo-a ganhar novas formas e sentidos.

Esta escultura foi uma proposta de João Concha, apoiada pela Câmara Municipal de Évora no âmbito da Chamada para Novas Criações do Artes à Rua 2020. Foi concluída pelo artista nos estaleiros do Parque de Materiais da Câmara Municipal de Évora, onde recebeu uma base em pedra concebida e executada pelo escultor Pedro Fazenda, da Associação Cultural “Pó de Vir a Ser”.

João Concha, alentejano de 61 anos, nasceu em Santiago Maior e reside atualmente em Évora, na Freguesia da Graça do Divor. Expôs individualmente pela primeira vez em 2011 e desde então tem incrementado a sua atividade artística e participado em diversos certames.