Pandemia impede que Fazendas do Cortiça desça da Divisão de Elite da AFE

A equipa do Fazendas do Cortiço mantém-se, ainda que devido à pandemia, na próxima época desportiva, na Divisão de Elite da Associação de Futebol de Évora (AFE), tendo, em dez jogos realizados, perdido oito e empatado dois, terminando no 15º e último lugar da prova.

A época, garante Vânia Putrica, da direção, foi “difícil” para o clube, sobretudo por, inicialmente, nunca poderem jogar em casa, devido à falta de um campo relvado. “Andámos toda a época a jogar fora de casa e depois todas as contrariedades, que todos os clubes que tiveram, devido à pandemia, com as paragens e jogos fora dos horários normais”, enumera. Ainda assim, com a “união do grupo” conseguiu-se levar a “época a bom porto”, conseguindo a manutenção na Elite.

Quanto à obra, para a implementação de relvado sintético no campo do Cortiço, Vânia Putrica garante que esse é “um marco histórico”. “Peca por tardio, porque já devíamos ter o sintético há bastante tempo, mas é um passo importante”, diz ainda.

Já o treinador Francisco Martins assegura que esta época desportiva e o campeonato “souberam a pouco”, com alguns jogos “pouco conseguidos”. “Na taça, a equipa veio dando uma resposta diferente, com um compromisso diferente, e com um jogo que eu venho tentando trazer para as Fazendas e em que eles se sentiram mais confortáveis”, alega. Caso os seus jogadores tivessem a mesma resposta que nos jogos da Taça, Francisco Martins não tem dúvidas que a segunda volta do campeonato poderia ser diferente.

O técnico revela ainda que só soube que iriam jogar o campeonato de Elite sempre fora de casa, devido à falta de um campo sintético, no dia do sorteio, o que impediu um outro tipo de preparação. “Não deixávamos de participar, por não termos campo sintético, mas se calhar, quando nos deram essa informação, era muito diferente a receção e a preparação de todos para a Elite, que já era um campeonato difícil. Não jogando em casa, mais difícil ia ser”, remata.

Na Taça Dinis Vital, o Cortiço perdeu a final do terceiro lugar frente ao Estrela Escouralense.