Atum com Tempura de Legumes é candidato a Maravilha da Nova Gastronomia

O Atum com Tempura de Legumes, do restaurante Acontece Avenida, em Elvas, é um dos pré-finalistas do concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”.

Rui Andrade, proprietário do restaurante, refere que este prato surgiu “em janeiro, antes do segundo confinamento, altura em que lancei o desafio ao nosso cozinheiro, o Roberto Freitas, para fazer um atum que tivesse algo de crocante, que não fosse só com a típica salada ou batata. Surgiu a ideia de fazer o atum com uma tempura de legumes biológicos e o crocante apareceu com um glacé que leva pistacho e a calda da ameixa da Rainha Cláudia. Esse glacé vai por cima do atum, que é braseado, sobre uma cama de couve lombarda e com a tempura de legumes”.

A oportunidade de participar no concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”  surgiu de um desafio lançado pela própria direção. “Falei com a equipa para saber se estariam interessados em participar. Mostraram-se interessados desde o início e até aqui correu muito bem, graças à população elvense, a todos os amigos que visitam esta casa e a todos os clientes que temos de Norte a Sul de Portugal e votaram em nós fazendo com que nos afirmemos, cada vez mais, como um restaurante de referência em Elvas”.

O concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” conta, na pré-final com 49 pratos, sete de cada uma das sete categorias, nomeadamente, petiscos, pratos vegetarianos, pratos veganos, peixe e marisco, carne, cozinha molecular e doçaria. Na mesa categoria do Restaurante Acontece estão o Filete de Robalo da Zambujeira e a Trilogia de Polvo, da Nazaré.