Câmara de Mora promove campanha solidária de esterilização de animais

A Câmara Municipal de Mora está a promover, até dezembro, uma campanha solidária de esterilização de animais de companhia.

A ação, que surge como um auxílio para os detentores de cães e gatos, tem também por objetivo de promover a saúde e bem-estar dos animais e o controlo desta população. “A autarquia considera que as dificuldades financeiras dos agregados familiares poderão ser um dos principais motivos para que os mesmos não considerem o controlo reprodutivo dos seus animais através da esterilização cirúrgica”, explica a Câmara Municipal de Mora.

As esterilizações são gratuitas e realizadas no Centro de Recolha Oficial de Montemor-o-Novo pelo veterinário municipal, com o qual a autarquia de Mora tem estabelecido um protocolo de colaboração. No momento da esterilização, os donos dos animais devem, no entanto, entregar, no mínimo, um quilo de alimentos, seja seco ou húmido, para os cães e gatos que se encontram no canil de Montemor.

Esta campanha está limitada a dois animais por agregado familiar, sendo que os proprietários devem estar recenseados no concelho de mora. Os animais devem ter mais de seis meses, possuir chip, vacina antirrábica e documento de identificação válido.

Os interessados devem proceder à inscrição junto da Divisão de Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Mora, com os documentos devidamente preenchidos e assinados.