Centro de Dia da Santa Casa de Montemor reabre após 16 meses encerrado

Dezasseis meses após o seu encerramento, o Centro de Dia do Centro Social Dr. Alfredo Maria Cunhal, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, reabre amanhã, 19 de julho, portas, para receber 12 utentes.

Esta é uma reabertura que acontece com uma “enorme expectativa”, sendo “uma necessidade urgente”, para o acompanhamento aos idosos de Montemor, ainda que feita com muitas regras, revela a diretora técnica da instituição, Rita Oliveira. “Em termos de transporte dos utentes, serão necessárias realizar mais voltas, porque a carrinha não pode vir com a lotação total, mesmo por uma questão de segurança”, adianta.

As atividades no Centro de Dia vão ter de seguir o plano de contingência, delineado e já entregue aos familiares dos utentes. O uso de máscara é obrigatório nas instalações e o calçado tem de ser sempre desinfetado antes dos idosos entrarem no espaço. Será ainda usada apenas uma única sala, para atividades e refeições, com lugares marcados, cumprindo o distanciamento obrigatório.

Quando o Centro de Dia encerrou, em março, do ano passado, eram 30 os utentes que o frequentavam. De lá para cá, alguns acabaram por falecer e outros por encontrar uma outra resposta social. Os restantes, durante este período de tempo, estiveram abrangidos por um Centro de Dia ao Domicílio. “Eles não ficaram completamente desprovidos de cuidados e de apoio, mas é lógico que faltou a parte da socialização que é extremamente importante”, explica ainda Rita Oliveira.

As inscrições para os interessados em frequentar o Centro de Dia mantêm-se abertas, sendo que é necessário ter o esquema vacinal completo e apresentar um teste com resultado negativo para a Covid-19 à data da entrada. As inscrições podem ser feitas através do contacto 266 898 410 ou do email scmmn@scmmn.com.

O Centro de Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, prestando serviços de alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas, animação, estimulação, reabilitação motora e apoio psicossocial.