Freguesia de S. Cristóvão celebra os seus padroeiros este domingo

As tradicionais festas em honra de São Cristóvão e São Sebastião voltam a realizar-se na freguesia de São Cristóvão, em Montemor-o-Novo, este domingo, dia 18 de julho, ainda que adaptadas à situação pandémica.

“Mais um ano que estamos a viver esta situação de pandemia e não é possível realizar as tradicionais festas em honra de São Cristóvão e São Sebastião nos moldes que habitualmente conhecemos”, começa por dizer o presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, António Fitas.

Apesar das circunstâncias, adianta António Fitas, procura-se “assinalar as festas de uma forma que fique na memória” de todos. Pelas 7 horas, os sinos de alvorada “vão tocar como habitualmente”. Às 10 horas, haverá missa campal, no largo da igreja, seguindo-se uma procissão automóvel, com o tradicional peditório da colcha, sendo que “apenas as imagens dos padroeiros sairão em procissão”.

A procissão irá percorrer todas as ruas da freguesia, sendo que se pede às pessoas “que fiquem em suas casas e acompanhem à porta ou à varanda”. António Fitas solicita ainda à população que enfeite as suas portas e janelas, para que se “assinale o momento”.

A festa contará ainda com uma exposição no exterior da escola primária, com fotografias de festas e outras celebrações, de outros tempos, da freguesia.

A organização do evento é da responsabilidade da comissão de festas em honra de São Cristóvão e São Sebastião e a Junta de Freguesia, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.