“Prazer, Camaradas” em exibição no Ciborro

Na noite desta sexta-feira, 9 de julho, há cinema ao ar livre, no Largo do Povo, no Ciborro, a partir das 21.30 horas.

Será apresentado ao público o filme “Prazer, Camaradas”, de José Filipe Costa, que conta com as participações de Eduarda Rosa, Mick Greer e João Azevedo.

As histórias do filme, narradas como se passadas no presente, como se 1975 tivesse regressado, foram recuperadas de relatos das vivências nas cooperativas que se multiplicaram no pós-revolução. Aqui, uma realidade que muitos provavelmente desconheciam: o fascínio dos estrangeiros; muitos se mudaram para Portugal para compreender como era viver uma “revolução na Europa”, como é apelidada no filme. Chocavam frequentemente com os locais, devido a visões díspares, especialmente no que diz respeito a ideologia de género e relações entre homens e mulheres.

De acordo com o realizador, o filme tentou não se focar demasiado numa única comunidade, recuperando testemunho de espaços múltiplos como: Quinta da Ameixoeira, Quinta da Marquesa, Comuna de Aveiras, Torre Bela.

A iniciativa decorre respeitando todas as normas da Direção-Geral da Saúde, com lotações limitadas e bilhetes disponíveis na bilheteira online do Município de Montemor, no posto de turismo e nos locais dos eventos.