Jornadas pedagógicas de educação ambiental no “Ambiente em FM”

As Jornadas pedagógicas de educação ambiental promovidas, anualmente pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que decorrem anualmente, decorreram no passado mês de junho, em Castelo de Vide.

Com o tema central “Educação Ambiental e Governança – tempos de (re)agir na construção de territórios saudáveis”, estas jornadas contaram com oradores nacionais e internacionais em conferências e painéis para além de comunicações orais, oficinas, apresentação de recursos pedagógicos, exposições e visitas. José Janela da Quercus revela que a maioria das atividades foi realizada ao ar livre, em jardins e parques, cumprido todas as regras de distanciamento físico necessárias e com limite de participantes. Para além disso, por forma a chegar a um maior número de pessoas, os painéis e comunicações que decorreram em anfiteatros foram transmitidos online e estão disponíveis no sítio da Internet www.aspea.org”.

Quanto aos conteúdos abordados, distribuíram-se por seis eixos da  educação ambiental: “território e florestas; preservação dos ecossistemas aquáticos; inovação e empreendedorismo eco social; educação ambiental, cidadania e políticas públicas; educação ambiental na qualidade de vida e saúde; e para a ação climática”:

O Núcleo Regional de Portalegre, da Quercus, também apoiou as jornadas e a sua organização, com diversas sessões.

As Jornadas pedagógicas de educação ambiental são o tema da Edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus, que pode ouvir na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.